Luís Simões celebra 70 anos de história
13 Nov, 2018

A Luís Simões celebrou em 2018 o seu 70º aniversário. Uma longa trajetória marcada pelo empreendedorismo, pela inovação e pela sustentabilidade como motores fundamentais de crescimento. A aposta inovadora da Luís Simões traduz-se num crescimento da atividade e da produtividade da empresa. Um exemplo é o relevante aumento das unidades de copacking produzidas por mês, que alcançaram os 3,2 milhões de unidades em 2017, um valor cinco vezes superior ao de 2008, que se situou em 502.000 unidades.

Nos últimos dez anos duplicámos o número de centros de operações logísticas e crescemos 80% nas plataformas de cross docking, aumentando a rede na Península Ibérica. A Luís Simões opera em 50 locais face aos 22 em que estava presente em 2008, e em 2017 os veículos percorreram mais de 200 milhões de quilómetros.

Também nesta última década a Luís Simões investiu 70 milhões de euros na automatização dos seus Centros de Operações Logísticas (COL). Especial destaque para o COL de Cabanillas del Campo, Guadalajara, dotado das mais recentes tecnologias em sistemas e processos, o que contribui para o incremento da produtividade das operações.

No último exercício, a Luís Simões faturou 239 milhões de euros, o que representa uma evolução de 7,7% relativamente ao ano anterior. O impulso da inovação e da sustentabilidade favoreceram o nosso crescimento de forma exponencial. De facto, na última década incrementámos o nosso volume de vendas em cerca de 50%.

Sustentabilidade LS

Ao longo destes 70 anos de história a sustentabilidade também esteve presente em toda a atividade que desenvolvemos. De facto, em 2010 a Luís Simões foi a primeira empresa de transporte e logística a nível ibérico a operar com Gigaliners. Na última década a Luís Simões reduziu a emissão de gases com efeito de estufa em 16%.

O compromisso com o meio ambiente está patente também no crescimento da taxa de reciclagem de resíduos, que cresceu cerca de 55% para 79% nos últimos 10 anos. Também a atualização da frota é uma das constantes da Luís Simões. Em 2008 apenas 33% da frota LS era composta por veículos com motorização Euro V, enquanto que atualmente 83% possuem motores Euro VI e 14% são Euro V.

70 anos de reconhecimento

Nos 70 anos de viagem a Luís Simões recebeu diversos reconhecimentos pelo seu desempenho no mercado ibérico, de que se destacam o Prémio Kaizen, atribuído pelo Instituto Kaizen ou o Master Operação Logística (outorgado pela revista Distribuição Hoje, meio de referência no setor), entre outros. Em maio de 2018 José Luís Simões, presidente do conselho de administração, foi distinguido em Badajoz com o Prémio ROS Internacional.

Um galardão que em cada ano reconhece a trajetória profissional de um empresário cuja empresa tenha especial relevância na região da Extremadura Espanhola, onde a LS opera há mais de 30 anos. Para celebrar os 70 anos, a Luís Simões lançou um novo website, com uma imagem renovada e modernizada, reflexo das aprendizagens adquiridas ao longo da sua história. A aposta da LS pela digitalização reflete-se nesta nova plataforma, com um design adaptado às exigências dos consumidores e uma melhor navegabilidade.

A Luís Simões nasce em 1948 como uma empresa familiar de transporte de mercadorias que, graças à inovação e à sustentabilidade, evoluiu até ser, hoje, líder no mercado de fluxos de transporte rodoviário entre Portugal e Espanha.

“70 anos de um caminho que percorremos com a dedicação de cada um dos nossos colaboradores”

“Este ano 2018 comemoramos 70 anos de um caminho que percorremos com a dedicação de cada um dos nossos colaboradores, com a confiança dos nossos clientes e com a cumplicidade dos nossos parceiros. São 70 anos de sonhos realizados através de um árduo trabalho, de uma vontade constante e da capacidade de fazer mais e melhor. 70 anos de compromisso inequívoco com a sustentabilidade. E graças aos nossos colaboradores, aos nossos clientes e aos nossos parceiros poderemos enfrentar os desafios vindouros, porque juntos seremos capazes de continuar a avançar na estrada do futuro.”, afirma José Luís Simões, Presidente do Conselho de Administração da Luís Simões.

Imprensa:
Grande Consumo
Revista Cargo