A LS desenvolve a sua atividade tendo em conta a auscultação dos seus stakeholders, garantindo um compromisso de envolvimento das partes interessadas no alinhamento e sensibilização para o desenvolvimento de uma cultura sustentável nas áreas de negócio.

A integração dos desafios identificados na avaliação da materialidade foram incorporados na estratégia de Sustentabilidade da Luís Simões, operacionalizada em “9 Princípios” que agregam as iniciativas a desenvolver para melhorar o desempenho da LS – Estratégia de Sustentabilidade.

A identificação dos stakeholders, nomeadamente das suas preocupações e expectativas, tem uma importância vital no processo de reavaliação da estratégia de sustentabilidade.

 

 

Eficiência Energética e Alterações Climáticas

A eficiência energética é um dos pilares estratégicos de sustentabilidade na Luís Simões. Desde 2007 que o Grupo desenvolveu a sua estratégia de sustentabilidade assumindo um compromisso inequívoco em encontrar soluções eficazes que reduzam o impacto direto das suas operações sobre o meio ambiente, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito de estufa (GEE).
Contabilizamos desde 2017 as emissões diretas de GEE (âmbitos 1 e 2), e contabiliza desde o ano de 2021 as suas emissões globais de âmbito 3, que permite evidenciar a pegada de carbono da Luís Simões (o seu impacto  ambiental em carbono).
Conheça a pegada de Carbono da LS​:

2021      2022      2023

 Objetivo de Redução de Emissões GEE
A Luís Simões assume o compromisso com a redução de emissões de GEE, através da iniciativa Science Based Targets (SBTi).
A Luís Simões compromete-se com um objetivo de curto prazo a: 
  • reduzir as emissões absolutas de GEE de âmbito 1 e 2 em 50,4% até 2032, a partir do ano base 2021*. ​
  • reduzir as emissões de GEE de âmbito 3 das atividades relacionadas com combustíveis e energia e do transporte e distribuição a montante em 35,6% por tonelada-quilómetro no mesmo período, o que equivale a uma redução absoluta de 9%​.
*O limite do objetivo inclui as emissões relacionadas com o solo e as remoções de bioenergia​.

_____
SAIBA MAIS

Lean&Green

A adesão da Luís Simões à Lean&Green, uma plataforma de colaboração europeia criada para reduzir as emissões associadas à cadeia de abastecimento e atingir emissões neutras em carbono em 2050, em linha com os objetivos definidos no Cimeira do Clima em Paris (COP 21).
A Luís Simões é apoiada por parceiros locais Lean&Green nos dois mercados em que opera: a adesão ocorre através da AECOC em Espanha e da GS1 em Portugal.​
Saiba mais

Report Alterações Climáticas e Gases de Efeito de Estufa​

A Luís Simões responde ao questionário de alterações climáticas CDP, evidenciando a sua evolução em matérias de Riscos, objetivos , Monitorização e Governance.
No ano de 2023 o Score da Luís Simões foi “C” – Awareness.​​
______
Consulte o report de emissões de GEE da Luís Simões:

CDP_2023             GEE_2023

Receba as nossas notícias

Subscreva a newsletter da Luís Simões e fique a par de todas as novidades e notícias. Porque enquanto houver estrada para andar, haverá sempre Luís Simões.